Texto: Hugo Almeida, estagiário de Jornalismo/Fotos: Hugo Almeida
Edição: Yorranna OliveiraEles são altos, se destacam pela estatura, pelos rostos pintados, ou mesmo pelas roupas exageradas. Os pernas-de-pau do Batalhão da Estrela* trazem a beleza e magia do circo para os cortejos do Instituto Arraial do Pavulagem. E em junho, prepara-se para vê-los de um lado para o outro nos Arrastões do Pavulagem.
Enquanto os arrastões não chegam, dá para ver quem anda nas pernas-de-pau treinando e se preparando nas oficinas de artes circenses do Instituto, realizadas na Praça dos Estivadores, no bairro da Campina em Belém, bem em frente à sede do Instituto Arraial do Pavulagem.
Recurso milenar, objeto de brincadeira, popular, circense, clássico e contemporâneo. As pernas-de-pau estão cada vez mais presentes nas diversas manifestações artísticas. Há quem as considere um palco ambulante, que permite visibilidade na rua, destacando o corpo do artista acima das cabeças da multidão.Através do jogo de equilíbrio/desequilíbrio da posição ereta, as pernas-de-pau são capazes de proporcionar novas possibilidades de expressão e experimentação artística.
Os estudantes Renan Luz, 18, e Camila Freitas, 19, pela primeira vez descobrem, durante as oficinas, as sensações de andar nas alturas. Camila tocava percussão nos cortejos do Arraial e sempre quis ter uns centímetros a mais em seus 1,50 m. “Queria andar na perna-de-pau porque o meu maior sonho é ser alta e aqui realizo esse sonho, mesmo que por algum tempo”, brinca a estudante.
Já para Renan, é a superação de desafios que o motiva. “É a primeira vez que participo de alguma atividade do Arraial e escolhi a perna-de-pau justamente por apresentar maior dificuldade. Eu gosto das coisas difíceis e está sendo muito divertido”, afirma.
Mas, para a magia fluir, é preciso andar sobre as pernas-de-pau com segurança e leveza. Logo após o período de oficinas (19/05 a 26/05), os participantes entram na fase de ensaios (27 /05 a 10 /06) e o nível de dificuldade vai aumentando para que eles estejam preparados nos dias dos cortejos.
*O Batalhão da Estrela é uma comitiva formada por músicos, dançarinos, artistas circenses que participam do processo de construção dos cortejos do Instituto Arraial do Pavulagem. É uma comunidade crescente que guarnece a brincadeira e se junta ao público e aos profissionais que atuam nos bastidores da festa.
Galera talentosa, tem que ter muita habilidade , equilíbrio, coragem (eu não tenho) rs, muito bom ;)
ResponderExcluir