sábado, 19 de maio de 2012

Arraial do Pavulagem inicia período de ensaios para Arrastão.



Foto: Wanderson Alves

No próximo dia 24 de maio, as atividades preparatórias para os arrastões juninos do Instituto Arraial do Pavulagem entram na reta final. É o período de aquecimento para os cortejos que agoraestão na fase de oficinas para novos integrantes do Batalhão da Estrela, acomitiva de integrantes responsável por levantar o público durante o evento. Desdeo dia 9 de maio, os iniciantes participam das oficinas de dança, percussão eperna de pau. Eles recebem as instruções necessárias para que, nos quatroarrastões realizados no período da quadra junina, possam fazer bonito  no trajeto da avenida Presidente Vargas rumoà Praça da República.


Para alguns, o desafio consiste em descobrir um pouco mais sobre a cultura de outro lugar. É o caso de Francisco Buoro, 18 anos. Ele é paulista, mas reside há cerca de dois meses em Belém. Francisco conheceu o Arraial do Pavulagem durante o Cordão do Peixe-Boi deste ano, por intermédiodo tio que mora aqui e o levou para acompanhar o cortejo. “Meu tio me falou que as inscrições só abririam agora para o mês de junho, então resolvi tentar”, conta ele, que participa da oficina de perna –de-pau.

Já André Malato, 15 anos, também iniciaos contatos com o mundo circense na oficina da perna-de-pau. Ele sofreu totalinfluência da mãe, Marildes Adegas, que participa do Batalhão da Estrela desde2010. “A influência dela foi total, com certeza. Mas tô gostando muito da oficina”,completa. André ainda levou a namorada para participar da oficina junto com ele.

Mas se para alguns o desafio édescobrir um outro universo, para outros, a trata-se de  se permitir inovações. Max Soares, PatríciaVentura e Bruna Cibelly, instrutores da oficina de dança se empenham em buscare pesquisar novas leituras e manifestações dos ritmos trabalhados no decorrerdas oficinas. Para junho, a novidade é o trabalho do carimbo, com uma releiturade como ele é trabalhado no município de Soure, na Ilha do Marajó; e também doxote bragantino, além dos ritmos já absorvidos no período da quadra junina.

As oficinas seguem diariamenteaté o dia 24 de maio, no Instituto do Arraial do Pavulagem, localizado na Av.Boulevard Castilhos França, 738, em frente à Praça dos Estivadores, no bairroda Campina de segunda á sexta das 18h30 às 20h30, aos sábados das 16h às 18h eaos domingos das 10h às 12h. Logo após, inicia o período de ensaios para oscortejos.

Oficinas: 9 a23 de maio

Ensaios: 24 de maio a 6 de junho

Horários: Segunda a sexta, das 18h30 às 20h30. Sábados: 16h às 18h. Domingo: 10hàs 12h.

Local: Sede do Instituto Arraial do Pavulagem, na avenida Boulevard CastilhosFrança, 738, em frente a Praça dos Estivadores, bairro da Campina.

Data dos cortejos: 10, 17 e 24 de junho, e 1 de julho.

Texto : Pauline Protásio

Edição – Yorranna Oliveira

Contato: (91) 8343-8918

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.