domingo, 29 de maio de 2011

Cantações


Baixe e ouça as músicas que são cantadas e tocadas nas oficinas de canto do Instituto Arraial do Pavulagem. As composições representam os ritmos  (xote, boi-bumbá, carimbó e quadrilha) executados durante a roda cantada, quando o público se concentra na Escadinha da Estação das Docas à espera da saída do cortejo em direção à Praça da República em Belém do Pará.  Já nos cortejos, especificamente, apenas o xote não é tocado.

Percussionistas acompanhando oficina de canto/ Foto: Hugo Almeida

Cantações das músicas para a roda cantada/ Foto: Yorranna Oliveira

Aprendendo as letras das canções/ Foto: Hugo Almeida

Para baixar, basta clicar no título de cada música.

Pra recordar a balança (Allan Carvalho e Ronaldo Silva)
Ritmo: Boi-bumbá

Me leva meu Boi Malhadinho
Pra ver o areial do Atalaia
Pra ver farol girando
Pra ver ondas verdes na praia
Vento do oceano vem chegando
Traz o navio rosa branca
Traz meu tambor roncador
Pra recordar a barranca 
Balanceia boi do mar
Vem brincar na lagoinha
Depois vai na Silva Castro
E depois na Pedreirinha

 

Realeza do Guamá  (Júnior Soares e Ronaldo Silva)
Ritmo: Boi-bumbá

Vem ver, morena ver
Minha prenda é uma beleza
Tesouro da natureza
Realeza do Guamá (2x)
Eu jogo flor no caminho
Pro meu boi balancear
Eu plantei flor violeta
Tem rosário o meu bumbá (2x)
Balanceia boa malhado
Dança que eu quero ver (4x)



São João do Carneirinho (Allan Carvalho e Ronaldo Silva)
Ritmo: Boi-bumbá

Meu São João do carneirinho
Abençoai, abençoai este terreiro
Onde o brinca o Boi Malhado
Serenando de alegria

Bordadeira, rezadeira
Borda o couro, borda a barra
Borda bolero e bandeira
E as brincadeiras de junho

Bandeira, mastro e fogueira
Fogueira, mastro e balão
Vem meu batalhão chegando
Pra alegria de São João


Maio (Allan Carvalho e Ronaldo Silva) 
Ritmo: Boi-bumbá

Quando vem chegando maio
Meu balaio já tem flor
Traz batalhão na balança
Faz chão da terra tremer

Buquê de flor no rosário
No calendário é São João
Fogueira arde a fogueira
Pureza no meu coração

Essa toada do tempo
Traz alegria e luz
Pra clarear noite escura
Estrela d’Alva e a luna



Pérola Rara (Allan Carvalho)

Ritmo: Boi-bumbá

Bumba meu boi malhadinho
Na barricada
Bumba meu boi malhadinho
Pérola rara
E na casa dela vou brincar
De cirandar, oiê!
De cirandar, oiá!
Perto da fogueira eu vou brincar
De namorar você
De meu queimar, Iaiá!


12 horas sem te ver (Pinduca e Neném)
Ritmo: Carimbó

Não consigo muitas horas
12 horas sem te ver
O meu coração implora
Com saudades de você

É você meu bem tudo que eu quero
Nesse teu sorriso
Eu vejo tudo que eu sempre quis
Teus lábios me encantam
Teu olhar venero
Esse corpo lindo meu bem
É tudo que eu quero 


Ritmo: Carimbó

Eu quero ver, ô, menina eu quero ver
Eu quero ver, você agora embolar
Eu quero ver, ô, menina eu quero ver
O carimbó do macaco
Que eu fiz pra você cantar

É macaco caco macaco
Macaco, macaco au
O macaco ó do macaco
O macaco do macacal
Eu conheço um macaquinho
Que é filho do macacão
Neto do macaco velho
Que mora lá no sertão.


Siriá do Pará (Pinduca e Menezes de Carvalho)
Ritmo: Carimbó 

Siriá, meu Siriá
Onde você foi parar?
Siriá, meu Siriá
Onde você foi parar?
Já chegou lá em Recife
E também no Ceará
Na Amazônia todos cantam
Siriá do meu Pará

Segura na saia meu bem querer
Remexe menina que eu quero ver
Segura na saia meu bem querer
Remexe menina que eu quero ver


Banho de Cheiro (Osvaldo Oliveira)
Ritmo: Quadrilha 

São João chegou
Vou tomar banho de cheiro
Pra tirar urucubaca
Que peguei o ano inteiro
Na minha terra quando chega São João
O banho de cheiro é nossa tradição
Em toda rua passa o vendedor de cheiro
Dizendo o dia inteiro e todo mundo vai
comprar
Quem quer gamota, mojuí e pataqueira
Patichuli pra quem gosta de cheirar
Manjericão e cantiga-de-mulata
Eu levo palmilha e levo flor de giricá
Cheiro-cheiroso pra acabar o catingoso



Coração em festa
Ritmo: Quadrilha

Eu tanto procurei, eu tanto procurei
Que eu encontri meu bem
A esperança tarde, a esperança tarda
Mas um dia vem
Eu tanto procurei, eu fiz tanta promessa
Ao meu São João
Que esta noite a festa, esta noite a festa
É no meu coração


Acenda fogueira que hoje é meu dia
É tanta alegria que não tem mais fim
Baião vai subindo, levando  a saudade
Que agora não mora mais dentro de mim


Nó Cego
Ritmo: Quadrilha


Ela pula fogueira
Ela pisa na brasa
Bota no nome na bacia
Pra ver se ela casa
Há trinta anos ela faz os rituais
Não casou até agora e não casa nunca mais
Essa donzela vai morrer no caritó
Nem santo casamenteiro pra desamarrar esse nó



Santo Antônio, São Pedro, São João
Ritmo: Quadrilha

Pulei fogueira, soltei balão
Fiz tudo para agradar Santo Antônio
São Pedro e São João
Fiz tudo quanto é brincadeira
Só desta maneira
Eles vão em atender


Vou beijar você
Ritmo: Quadrilha

Vou beijar você, vou beijar você
No jardim da sua casa
Para todo mundo ver
Eu não me importo
Que o povo fique olhando
Sua mãe pela janela
Seu pai na porta espiando
O que eu quero é beijar você
No jardim da sua casa
Para todo mundo ver
Quem não deve namorar nem escondido
É toda mulher casada
Que respeita seu marido
O que eu quero é beijar você
No jardim da sua casa
Para todo mundo ver


Mensageiro do Arari (Júnior Soares e Ronaldo Silva)
Ritmo: Xote

O meu boizinho mês de maio preparando
Bordando estrela sol e lua marinheira
Tem um rosário, escapulário de brilhante
Cordão de ouro e prata na bandeira dele (2x)
A Rosa flora flor bonita
Na brisa mansa da maré levando
Te procurando  e te achando serenada
É madrugada a lua cheia vem raiando
Eu já vou indso nesse claro da candeia
Farol do mar meu coração é o navio
Que sobe o rio na balanceira de água doce
Como se fosse o mensageiro do Arari



Coqueiro Verde (Domínio Público)
Ritmo: Xote

Coqueiro verde tomba mais não cai
A moça que se casa 
Oi, não namora mais
Se ela namorar, o coqueiro tomba e cai 

Tava cosendo na porta
A linha só dando nó
Se quiser falar comingo
Venha hoje que tô só

Coqueiro verde tomba mais não cai
A moça que se casa 
Oi, não namora mais
Se ela namorar, o coqueiro tomba e cai 

Meu anel de sete pedras
Me costou mil e quinhetos
Quando eu boto ele no dedo
Não me falta casamento

Coqueiro verde tomba mais não cai
A moça que se casa 
Oi, não namora mais
Se ela namorar, o coqueiro tomba e cai 

Eu subi no céu e vi
Perguntei à Nossa Senhora
Se namoro for pecado
Eu é peco toda hora

Um comentário:

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.