segunda-feira, 9 de maio de 2011

MAIO

Texto enviado por Allan Carvalho

O mês de maio é título do novo show musical do grupo paraense Quaderna. É um período que acolhe, em seu universo, a nobreza da mulher, das mães, do trabalho, contornados pela magia das flores, do florescer da vida. Essa atmosfera, coincidentemente, está presente no atual momento de criação do grupo, formado pelos compositores Allan Carvalho e Cincinato Jr. O palco do Teatro Margarida Schivasappa, na próxima terça (10), será o chão dessa colheita, de canções com gosto de maio.

“Estamos passando por um momento de transição em nosso trabalho musical, visando colher novos rumos. Experimentar, justo em maio, nos deixa com a sensação de que estamos mesmo reflorescendo”, diz Allan, apostando em novidades no trabalho do Quaderna. “E tratar desse universo feminino em nossa música é reconhecer o valor da mulher no que fazemos e no que somos”, acrescenta Cincinato.

“Maio” conta com os músicos Ricardo Aquino e Bruno Mendes (percussão); Abel Costa (baixo); Jr. Menezes (teclado). O show traz ainda as participações da cantora Lívia Rodrigues e do compositor Ronaldo Silva, do Arraial do Pavulagem, todos sempre presentes no trabalho do Quaderna.

Grupo Quaderna
Formado em 2003, pelos músicos Allan Carvalho e de Cincinato Jr.  O grupo gravou um CD (2006) que aborda a influência da cultura nordestina na música produzida na Amazônia. Este registro foi fruto do prêmio da Bolsa de Pesquisa e Experimentação Artística do IAP (Instituto de Artes do Pará). 

Outro importante reconhecimento do trabalho do grupo foi o Prêmio Dynamite (2008), um dos maiores da música independente no Brasil, como “Destaque Regional”. Em 2007, o Quaderna participou do programa “Sr. Brasil”, da TV Cultura/SP, de Rolando Boldrim, um momento fundamental na divulgação do CD. Allan e Cincinato têm obras registradas nos documentários da série P'opopôs', de Chico Carneiro: “Seu Didico – Paraense Velho Macho”; “Balsa Boiera” e “Nos Caminhos do Rei Salomão”. Constam ainda composições do grupo, em parceria com Ronaldo Silva, no documentário “Cordão do Galo”, um projeto sociocultural entre a o Instituto Arraial do Pavulagem e  a Fundação Curro Velho. O Quaderna está registrado no livro "Música e Músicos do Pará"/2007, de Vicente Salles, renomado musicólogo brasileiro. 

Quem quiser conhecer mais sobre o grupo e baixar sua as músicas gratuitamente, pode visitar o blog: http://grupoquaderna.blogspot.com

Serviço: Show “Maio” ocorre nesta terça-feira, 10 de maio, às 20h, Teatro Margarida Schivasappa | CENTUR. Apoio: Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves. Ingressos a R$ 10,00 e R$ 5,00 (meia). Maiores informações: 8129-2743 | 8120-6634 | quaderna@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.