segunda-feira, 30 de maio de 2011

Domingo pavulagem


Novatos, veteranos, instrutores e todas as demais pessoas que ajudam a fazer a história do Arraial tiverem muitas atividades durante a manhã e parte do período da tarde do último domingo do mês de maio, dia 29. Show, oficina de canto, ensaios para os Arrastões do Pavulagem e votação para escolher a arte das camisas e dos materiais de divulgação do Instituto Arraial do Pavulagem.

Oficina de canto
O dia começou com uma oficina de canto, que vai até 10 de junho, ministrada pelo músico Allan Carvalho. Os participantes cantaram e tocaram as músicas do repertório das rodas cantadas, em ritmo de boi-bumbá, quadrilha, carimbó e xote. As rodas cantadas são feitas durante a concentração do público que espera o início dos cortejos. As canções já estão disponíveis no blog do Arraial. Para baixá-las, clique aqui.

Ensaio para o Arrastão do Pavulagem 2011

Enquanto a oficina era realizada, foi anunciado o início do processo de votação da arte que estampará as camisas e materiais de divulgação do Arraial. No dia 14 de maio, o Instituto lançou na internet uma proposta para o público: ‘A sua ideia no Arraial’, onde qualquer pessoa poderia enviar uma arte que tivesse a cara do Arraial do Pavulagem. O período para o envio das artes ficou aberto até 25 de maio. E as quatro imagens selecionadas foram apresentadas para os integrantes do Batalhão da Estrela – comitiva formada por percussionistas, pernas-de-pau, dançarinos, entre outros, que logo depois de voltarem dos ensaios para os arrastões, começaram a votar.

Show-ensaio do grupo Arraial do Pavulagem na Praça dos Estivadores
 
O resultado da votação saiu durante o show-ensaio do grupo Arraial do Pavulagem, na Praça dos Estivadores em Belém, em frente à sede do Instituto.  Ao todo 72 pessoas votaram, e com 54 votos a arte vencedora foi a número 1, enviada pela internauta Sônia Vilhena (Para saber os critérios de seleção, clique aqui).

Apuração dos votos
 
Na opinião da dona de casa Sandra Pimentel, e que dança no Arraial desde o ano passado, a iniciativa é válida. Apesar disso, ela considera o conceito da arte eleita uma repetição de desenhos anteriores. “O conteúdo é o mesmo do Arraial de antes. No futuro acho que vai melhorar, porque tá bem parecido com o que sempre foi feito”, afirma Sandra.

Artes selecionadas que seguiram as origentações listadas no site do Arraial

 
Vitor Tavares votando na nova arte do Arraial

Para o percussionista do Batalhão da Estrela, João Vitor Tavares, de 20 anos, a proposta de dar espaço para o público participar, assim como para os próprios integrantes do Batalhão, agradou. “Acho que é um sinal de que o Arraial está envolvendo o público. E acaba com aquele mito de que só o grupo (músicos da banda) escolhe as coisas. Agora todos escolhem”, opina João.


Arte vencedora - Autoria: Sônia Vilhena


4 comentários:

  1. Amei a arte vencedora. Achei muito figno que tenha sido escolhida. Entre as finalistas, era a que eu queria realmente que fosse eleita. Espero ansioso pela minha camisa. Parabéns à Sônia Vilhena.

    ResponderExcluir
  2. Achei liiiiiiiiiiiindo também. Parabéns!!!

    ResponderExcluir
  3. Gostei muito da arte ganhadora!!E não vejo a hora de começar logo esses arrastôes, por conta disso o Arraial do Pavulagem têve uma postagem especial no blog http://apontarte.blogspot.com/ postado por: Camila Tarvassos (pavuleira assídua)

    Confiram e repassem o link!! Tá show igual ao blog de vcs!!

    Abraços Pavuleiros *-☺-*

    ResponderExcluir
  4. a arte vencedora ficou bonita, ficararia muito bom se fosse aplicada em ves de serigrafada...


    mestrenato

    ResponderExcluir

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.