terça-feira, 31 de maio de 2011

Saberes para compartilhar


Esta semana um novo grupo de estudantes visitou a sede do Instituo Arraial do Pavulagem à procura de informações sobre a história do Arraial para projetos acadêmicos. As universitárias Dinara Silva, de 21 anos, e Renata Leite, de 26, passaram pelo local no último domingo (29) para entrevistar  organizadores e participantes das atividades do Instituto. Alunas do curso de graduação de ‘Tecnologia em  Gestão Ambiental’, elas  vão defender a Tese de Conclusão de Curso (TCC) “Patrimônio Imaterial Cultural: uma análise socioambiental das atividades desenvolvidas pelo Instituto Arraial do Pavulagem”.

Entrevista com músico Ronaldo Silva, um dos fundadores do Arraial
O tema do trabalho foi escolhido por Dinara, que já havia feito um artigo sobre os projetos do Instituto, intitulado “Um estudo do patrimônio vivo: Instituto Arraial do Pavulagem”.  E a jovem resolveu aprofundar suas pesquisas sobre o Instituto,  estabelecendo paralelos entre o meio ambiente e a cultura. 

Dinara Silva e Renata Leite
 
“Nosso projeto é voltado para o meio ambiente. Como Arraial trabalha com isso, queremos saber qual a contribuição, qual a relação das atividades do Instituto com a questão socioaambiental. E o Arraial é uma instituição diferenciada porque cuida da cultura do nosso Estado”, explica Dinara.

Um comentário:

  1. É inegável a importancia do trabalho do IAP totalmente voltado para o registro, resignificação e reprodução de uma parcela signficativa da cultura do estado. Pergunta-se: se não cuidassem dessa memória como as informações e o prazer da apreciação estética chegariam até nós? Hoje no cortejo foi possivel viver/sentir mais uma "experiencia museual", como diria Mário Chagas, museólogo do IPHAN. Parabéns à Dinara e Renata ao se desafiarem em tornar as ações do IAP objeto de estudo do Curso Superior Técnológico em Gestão Ambiental.

    ResponderExcluir

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.