terça-feira, 12 de julho de 2011

Uma foto esférica

Foto de Leonardo Mendonça durante um dos Arrastões do Pavulagem

Durante os Arrastões do Boi Pavulagem recebemos o link de um blog especializado em fotografias esféricas, o www.esferoblog.com.br/. Uma das imagens mostrava a concentração do nosso cortejo na Praça dos Estivadores e com o movimento do mouse era possível acompanhar o efeito da foto em 360º (veja aqui). Indicamos o endereço no Facebook e no Ttwitter e todo mundo quis saber um pouco mais sobre esse trabalho. Por isso, fomos entrevistar o autor da obra, o fotógrafo Leonardo Mendonça, de 34 anos.

Leonardo nasceu no Rio de Janeiro e mora há 15 anos em Belém. E foi na capital paraense que ele criou o Esferoblog, para divulgar os trabalhos que desenvolve em parceria com a Spherovision Brasil. “É a ramificação de uma empresa alemã, que é a maior empresa de edição de fotografias esféricas do mundo”, afirma Leonardo Mendonça

O fotógrafo veio morar em Belém porque o dinheiro do trabalho dele no Rio não dava nem para pagar as contas. “E muito menos o meu estudo, daí pintou uma bolsa no colégio Impacto e eu vim terminar o meu ensino médio em Belém do Pará, e como diz a música quem vai ao Pará para, toma açaí..., estou aqui até hoje”, diz Mendonça.

A fotografia sempre foi uma grande paixão de Leonardo. Mas, ele nunca tinha dinheiro para fazer um curso na área ou comprar um equipamento. Essa realidade só mudou, quando ele começou a trabalhar e teve dinheiro suficiente para investir no que realmente gostava. “Me inscrevi no curso do Miguel Chikaoka e comprei uma câmera Yashica FX-D, do fotógrafo Ricardo Ferro, daí pra frente eu continuei estudando e acabei fazendo da fotografia a minha profissão”, lembra.


Um estudioso fotográfico – O início das pesquisas coma  técnica da fotografia esférica foi um caminho natural pra quem gosta de mergulhar em estudos sobre arte de fotografar. “Eu realmente gosto de estudar as diversas formas que a fotografia pode tomar, e tive a sorte de em um trabalho conhecer os responsáveis por trazer a Spherovision para o Brasil. Fui convidado a aprender e repassar o procedimento de captação padrão usado pela Spherovision da Alemanha para outros fotógrafos”, conta Leonardo.

Até então, o pesquisador-fotógrafo não sabia nada sobre a fotografia esférica. E partir daí, ele começou a fazer testes e a receber orientações da empresa alemã sobre como deveria fotografar. “Esse tipo de fotografia exige que sejam observados alguns procedimentos para sua correta confecção”, destaca.

Leonardo já havia fotografado um cortejo do Arraial do Pavulagem em outro momeno. Foi quando  teve o primeiro contato com essa manifestação cultural, que ele considera ‘rica’ em cores e ritmos, além de desafiadora para a técnica fotográfica com a qual  trabalha. “O registro no cortejo foi um grande desafio, pois fazer uma fotografia esférica onde apareçam pessoas em volta como foi feita no cortejo tem um grau de complexidade muito maior do que fotografar um ambiente vazio. As pessoas se mexem constantemente e você não tem como controlá-las”, ressalta.

E nem só de cortejos do Arraial do Pavulagem vive a fotografia de Leonardo. A Cidade Velha, o bairro mais antigo de Belém e onde a capital deu os primeiros passos para sua construção é um dos locais preferidos do fotógrafo. “A arquitetura é linda, a história pulsa em cada monumento e é onde a beleza da cidade fica mais evidente”, opina.

A técnica – Para fazer a fotografia esférica e mostrar esse resultado em 360º, Leonardo Mendonça utiliza alguns equipamentos, boas doses sensibilidade, um olhar apurado para captar os instantes certos e uma edição caprichada.

“Para a fotografia em 360º é necessário um equipamento que fica sobre um tripé, que possibilita captar as imagens nos ângulos corretos, posicionar a câmera em um local que conte a história do que está acontecendo de todos os ângulos, ter paciência e editar as imagens captadas na Spherovision Brasil. Garanto que quem ficou mais encantado fui eu. Embora não seja um frequentador assíduo, já me tornei um integrante do cortejo do Arraial, de coração. Acredito que a fórmula que me levou a chegar aquele resultado foi a alegria dos participantes. Isso acabou me inspirando a ser fiel com a beleza daquele momento”.

2 comentários:

  1. Parabéns pelo Blog.
    Muito Bom!
    Divulgar a Cultura é essencial!
    http://aprendacomanet.blogspot.com/
    Te Ofereço Meu Selo de Aprovação, é só buscar em meu Blog
    Abraços
    Ivete

    ResponderExcluir
  2. Olha só... é verdade. O Leonardo comprou a Yashica de mim. Legal saber que fizemos um bom negócio para o bem da fotografia!

    ResponderExcluir

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.