quinta-feira, 24 de março de 2011

Instituto Arraial do Pavulagem prepara crianças e adolescentes para o Cordão do Peixe-Boi


Fotos: Yorranna Oliveira


Desde a semana passada, sempre nas manhãs de terças e quintas, mais de 100 crianças e adolescentes, do Colégio Dom Mário, no bairro da Cidade velha em Belém, se preparam para participar do Cordão do Peixe-Boi, o cortejo de cultura popular e meio ambiente realizado pelo Instituto Arraial do Pavulagem. As atividades ocorrem através de um projeto da escola, a Resenha Literária, que este ano tem como tema a questão ambiental, e a parceria do Instituto. Além das oficinas de canto, os alunos também participam de uma oficina de confecção de adereço, promovida aos sábados pelo cenógrafo Luís Girard, para construir mais precisamente um jacaré. O animal foi escolhido em votação pelos estudantes do maternal ao nono ano para representar o colégio durante o cortejo. 

O cronograma oficial do Cordão do Peixe-Boi começa com o “Brilho da Aurora” - uma espécie de alvorada, às 5 horas da manhã de domingo -, na Escadinha da Estação das Docas, regada à música acústica para celebrar o nascer do sol e esperar a chegada do brinquedo.


A concentração inicia às 7 horas na Escadinha, com saída prevista às 8 horas em direção ao Ver-o-Peso e retorno para a Praça dos Estivadores, onde haverá uma Roda Ancestral com a execução ritmos e danças de origem africana e indígena em comunhão com a nossa matriz ribeirinha. Na Praça dos Estivadores uma Feira de Produtos Orgânicos vai ser montada para esperar o público. Haverá ainda doação de 200 mudas de plantas de espécies frutíferas, como andiroba, açaí e ingá. O grupo Arraial do Pavulagem e convidados fazem o show de encerramento do cortejo, programado para 10 horas da manhã.


Confira nas fotos, a seguir, o que anda rolando por lá:

Allan Carvalho passando o som com a criançada

E a galerinha soltando a voz



E vamos aos primeiros acordes

Testando!

Todo mundo junto...

Pra cantar e dançar...

É isso aí, menina!

Em coro...

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.