terça-feira, 22 de março de 2011

Cultura e meio ambiente em debate

 

Nesta quarta-feira, 23, o Instituto Arraial do Pavulagem abre as portas de sua sede no bairro da Campina, em Belém, para o público participar do Seminário Cultura e Meio Ambiente, às 19 horas. O evento integra as atividades preparatórias para o Cordão do Peixe-Boi 2011.

Desde fevereiro, o Instituto aquece os tambores para realizar o Cordão do Peixe-Boi no próximo dia 27 de março, cortejo de cultura popular e educação ambiental que inicia oficialmente a programação do ano inteiro da entidade. De lá pra cá, já ocorreram oficinas de percussão, onde os participantes aprenderam a tocar os mais variados instrumentos percussivos, como alfaias, onças e caixas de marabaixo, por exemplo, e executar os ritmos do Cordão: o samba de cacete, o pássaro, o carimbó e o bangüê, além de oficinas de dança e de técnicas circenses - para andar em pernas-de-pau. No dia 15 de março, as oficinas deram lugar aos ensaios e às cantações das músicas que serão tocadas ao longo de todo o cronograma montado para o cortejo deste ano.

O Seminário terá como convidados a professora Marilena Loureiro da Silva, coordenadora do Grupo de Estudos de Educação, Cultura e Meio Ambiente, da UFPA; o especialista em  Recursos Hídricos e pós-graduando em Educação Ambiental, Marcello Aponte, da ONG Novo Encanto, e a produtora cultural e Coordenadora Regional da Novo Encanto na Amazônia Oriental, Conceição Baía. Marilena vai abordar o papel da educação ambiental na construção de um novo olhar sobre a cultura e o meio ambiente. E os representantes da ONG  vão tratar da temática da água, em alusão ao Dia Mundial da Água, 22 de março. A Associação Novo Encanto de Desenvolvimento Ecológico é uma entidade ambientalista, sem fins lucrativos, fundada em 1990, na cidade do Rio de Janeiro, e atuante em vários estados do Brasil, entre eles o Pará. Ela tem como principal objetivo trabalhar pela vida e pela paz, promovendo a conscientização de que o ser humano deve se integrar à natureza, ao invés de dominá-la, trabalhando para substituir a relação de consumo agressivo pela comunhão com essa mesma natureza.

Criado em 2003 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o Cordão do Peixe-Boi levanta o estandarte da cultura popular em defesa do meio do ambiente. Inspirado nos antigos cordões de bicho, o símbolo da festa é o peixe-boi, um brinquedo construído para simbolizar a preocupação com a floresta, com a degradação ambiental, com a pesca predatória. O brinquedo chega de barco à Escadinha da Estação das Docas, em Belém. Como se emergisse das águas da Baía do Guajará, ele sobrevoa a multidão e traz das profundezas do rio a denúncia socioambiental. 

“O Seminário é o pensamento onde a filosofia do Peixe-Boi se expressa. É o momento de refletir, de pensar, onde a gente faz o diálogo entre a ciência e os saberes tradicionais. A gente procura trazer essa relação de troca, porque é daí que surge o conhecimento”, afirma Walter Figueiredo, produtor cultural do Instituto Arraial do Pavulagem.
Cordão do Peixe-Boi 2011
A 9ª edição do Cordão do Peixe-Boi sofreu modificações em 2011. Primeiro saiu do período carnavalesco para evitar comparações com a festa e tentar reverter distorções acumuladas com o tempo, como o consumo de bebida alcoólica. Os horários foram repensados: tudo vai começar e terminar cedo, para que as crianças e os idosos também participem do evento. E até o trajeto ganhou novos caminhos – o encerramento na Praça do Carmo será agora na Praça dos Estivadores, depois de percorrer parte do Ver-o-Peso e do Comércio. O cronograma oficial do cortejo começa com o “Brilho da Aurora”, uma alvorada às 5 horas da manhã de domingo, na Escadinha da Estação das Docas, regada à música acústica para celebrar o nascer do sol e esperar a chegada do brinquedo. Todas as canções da alvorada já estão disponíveis no blog do Instituto Arraial do Pavulagem.

A concentração do cortejo inicia às 7 horas na Escadinha, com saída prevista às 8 horas em direção ao Ver-o-Peso e retorno para a Praça dos Estivadores, onde haverá uma Roda Ancestral com a execução de ritmos e danças de origens africana e indígena, em conexão com a nossa matriz ribeirinha. Na Praça dos Estivadores uma Feira de Produtos Orgânicos vai ser montada para esperar o público. O grupo Arraial do Pavulagem e convidados fazem o show de encerramento do cortejo, programado para 10 horas da manhã. 



Serviço:
Seminário Cultura e Meio Ambiente
Data: 23 de março (quarta-feira)
Hora: 19 horas
Local: Instituto Arraial do Pavulagem
Endereço: Rua Boulevard Castilhos Franca, 738, em frente à Praça dos Estivadores, no bairro da Campina, Belém.
Contato para Imprensa: Yorranna Oliveira – Assessoria de Imprensa Instituto Arraial do Pavulagem (8401-8286)




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.