domingo, 27 de março de 2011

Peixe-Boi 2011



Allan Carvalho no "Brilho da Aurora"/Foto: Alexandre Nascimento
 Amanheceu em Belém do Pará e o Instituto Arraial do Pavulagem celebrou o raiar do dia  neste domingo (27), por volta das 6 horas na escadinha da Estação das Docas. Era o "Brilho da Aurora", uma programação inédita nos eventos do Instiuto. O "Brilho da Aurora" é inspirado nas alvoradas das festas de santo do interior do Pará, e teve música, a presença de 'Mestre Cardoso', que aos 78 anos de idade veio de Ourém (PA) especialmente para  participar do cortejo de cultura popular e educação ambiental em Belém, o Cordão do Peixe-Boi. O "Brilho da Aurora" contou ainda com a poesia de gente como Juraci Siqueira, poeta e trovador, mais conhecido por essas quebradas do norte do país como o “Filho do Boto”.

Mestre Cardoso durante a alvorada/Foto:Alexandre Nascimento
Juraci Siqueira no "Brilho da Aurora"/Foto: Alexandre Nascimento
Logo depois da alvorada, o público começou a chegar para acompanhar o Cordão do Peixe-Boi. E dezenas de pessoas participaram da roda cantada, enquanto esperavam o símbolo da festa, o Peixe-Boi brinquedo construído numa estrutura de pano e ferro para refletir  sobre a relação do homem com o meio ambiente. O peixe-boi  da Amazônia (Trichechus inunguis) é um animal ameaçado de extinção. Mamífero de água doce, ele representa  parte do imaginário submerso das populações ribeirinhas. Criado em 2003 pelo Instituto Arraial do Pavulagem, o brinquedo é trazido de barco pelas águas  da baía do Guajará, mas devido a problemas técnicos, a tradicional chegada pelo rio não ocorreu. 

Simbolicamente o Peixe-Boi emergiu das profundezas para denunciar o desrespeito com a natureza, sobrevoando a multidão e dando o início ao cortejo que percorreu apenas o entorno da Praça dos Estivadores. A ideia inicial era prosseguir pela travessa Frutuoso Guimarães, rua 15 de novembro, Avenida Portugal e descer pela Boulevard Castilhos França novamente e passar em frente à Feira do Ver-o-Peso. Mas agentes da Companhia Municipal de Trânsito de Belém (CTBel) impediram o trajeto e o cortejo deu meia-volta. E quando o Cordão do Peixe-Boi se preparava para entrar na Praça dos Estivadores, funcionários da organização da festa de aniversário dos 384 do Ver-o-Peso vieram informar que o cortejo poderia passar pelo local. A direção do Cordão do Peixe-Boi agradeceu a iniciativa. No entanto, já era tarde. Fica pra próxima Ver-o-Peso.
Peixe-Boi (Foto: Marcelly Quintairos)
Batalhão da Estrela (Foto: Lucelle Nascimento)
Ao som de samba de cacete, pássaro, carimbó e bangüê, o Batalhão da Estrela deu o ritmo de cortejo. Em 2011, o evento sofreu modificações para resgatar a essência do projeto. Primeiro saiu do período carnavalesco para evitar comparações com a festa e tentar reverter distorções acumuladas com o passar dos anos, como o consumo de bebida alcoólica. Os horários foram repensados: tudo vai começar e terminar cedo, para que as crianças e os idosos também participem. E até o trajeto ganhou novos caminhos – do encerramento na Praça do Carmo à Praça dos Estivadores e percorrerá o entorno do local. A 9ª edição do cortejo  teve o apoio do Governo do Estado do Pará, Prefeitura Municipal de Belém, Sindifisco (Sindicato dos Auditores da Receita Federal do Estado do Pará), da EntreAtos Companhia de Artes, Asflora (Instituto Amigos da Floresta Amazônica), Associação dos Trabalhadores de Materiais Recicláveis da Pedreira, Serviço de Atendimento Médico de Emergência e Resgate (Samer) e Associação dos Produtores Orgânicos do Estado do Pará – Pará Orgânico. 

Brincantes com adereços do Cordão do Peixe-Boi/Foto: Carla Barroso
 Na Praça dos Estivadores, o Cordão do Peixe-Boi e o Cordão da Arara, do projeto Orube de Arte e Educação, do Conjunto Satélite, em Belém, entoaram  e executaram cantos e danças indígenas e africanas em conexão com nossa matriz ribeirinha na chamada 'Roda Ancestral'. A Praça recebeu ainda uma feira de protdutos orgânicos, promovida pelo Instituto em parceira com a Pará Orgânico, além da doação de mudas de plantas de espécies como jatobá, açaí, andiroba, favarara, ingá e palheteira pela Asflora, que trouxe os personagens "Curupira", "Mãe Natureza" e "Curupira" para o cortejo, no intuito de fomentar o diálogo sobre a proteção da natureza e a melhor forma de conviver com ela, com temas sobre a flora, fauna, dispersão de sementes, reflorestamento, manejo florestal, desenvolvimento sustentável, queimadas e contaminação de recursos hídricos.

"Mãe Natureza", "Matinta Perera" e "Curupira"/Foto: Marcelly Quintairos

Cerca de 100 crianças e adolescentes, do Colégio Dom Mário, no bairro da Cidade Velha, participaram do Cordão do Peixe-Boi. Através de um projeto da escola, a Resenha Literária, que este ano tem como tema a questão ambiental, e a parceria do Instituto, a garatoda teve oficinas de canto, em março para cantar as músicas tocadas no Cordão. E durante os meses de fevereiro e março, os alunos ajudaram a construir um  jacaré, escolhido em votação pelos estudantes.

O grupo Arraial do Pavulagem e convidados encerraram o cortejo com shows na festa da cultura popular em meio a sol  e chuva. E todo mundo  pôde voltar mais cedo pra casa com o término do evento pouco depois de 12h30.
Cortejo para crianças (Foto: Carla Barroso)
Grupo Arraial do Pavulagem (Foto: Lucelle Nascimento)
Todos os detalhes do cortejo foram transmitidos pelo Twitter, via Twitcam pela equipe de comunicação do Instituto Arraial do Pavulagem (Alexandre Nascimento, Hugo Almeida e Yorranna Oliveira).

 Peixe-Boi chegando à Pça dos Estivadores/Foto: Marcelly Quintairos

Pernas-de-pau (ao fundo) / Foto: Marcelly Quintairos

Você pode conferir as fotos do Cordão do Peixe-Boi no flickr oficial do Instituto: http://www.flickr.com/photos/pavulagem/

Também pode conferir as imagens do Cordão na nossa página no Facebook, basta digitar – Instituto Arraial Do Pavulagem. As fotos foram gentilmente cedidas por integrantes do Batalhão da Estrela e pelo público.

4 comentários:

  1. Eu sinceramente gostei muito das mudanças que aconteceram: data, horário. Esse ano não pude participar do Beixe boi, infelizmente, mas to acompanhando por aki tudo que foi esse cortejo. O blog tá excelente pois possibilita que muitas pessoas tenham acesso à esse lindo trabalho que o Instituto desenvolve. A valorização de nossa cultura envolve esse pocesso de resgate e de disseminação! PARABÉNS!
    P.S. Os adereços estavam lindos!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada pelas considerações, Cristiane. Venha por aqui sempre que puder. Critique, sugira, divulgue, sua participação é importante para que possamos avaliar os caminhos que devemos seguir.

    Abraços,
    Equipe do Blog.

    ResponderExcluir
  3. Olá meu nome é Carlos e sou fã do Pavulagem, por motivos de trabalho nunca participei dos cortejos.
    Adorei todas as mudanças do cortejo, a feira de produtos orgânicos e o local do show.
    Toda a organização esta de parabéns!
    Apenas tenho uma consideração a fazer: O Ronaldo Silva é um dos meus compositores favoritos, adoro suas músicas, no entanto acho que vocês como assessoria de imprensa devem orienta-lo por conta dos inúmeros PALAVRÕES que ele proferiu no show deste domingo, na frente de varias crianças, incluindo meu filho, que estavam sentadas na frente dele!
    Os discursos do Ronaldo, sempre são muitíssimo relevantes, no entanto,ele promove um ambiente que proporciona um bem estar para crianças e idosos e acaba com tudo isso quando abre a boca e manda palavrões sem necessidade...
    Parabéns ao Pavulagem, parabéns ao instituto e parabéns a assessoria de imprensa por mais este canal.
    Obrigado.
    Carlos.
    santos.carlos365@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Carlos, obrigada pela ponderação, totalmente correta. Levaremos em consideração. E continue contribuindo com suas reflexões para melhorarmos cada vez mais nossas ações e este espaço também.
    Abraços!

    ResponderExcluir

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.