domingo, 4 de março de 2012

Oficinas a todo vapor!

Experimenta aqui.  Erra dali. Concentra, volta, repete. Aquece. Descansa. Para. Recomeça. Faz tudo outra vez. Ontem, no primeiro dia de oficinas para o Cordão do Peixe-Boi 2012, o ritmo foi assim. Nas oficinas de dança, percussão e técnica circense, cada participante começou a entrar em  contato com alguns dos principais elementos do cortejo de cultura popular e meio ambiente, realizado desde 2003 pelo Instituto Arraial do Pavulagem.

Oficina de percussão

Na percussão, pouco a pouco os integrantes conheceram instrumentos, ritmos e o jeito de tocá-los. A técnica certa e a medida exata para que o som brote e ecoe para ajudar conduzir o cortejo em dia de arrastão. Na dança, os caminhos não foram diferentes. Só que o corpo é quem vira experimento da música e sai a bailar e rodopiar no meio do salão até evoluir em passos que marcam e definem o banguê, o carimbó, o samba de cacete e o pássaro, os ritmos executados no Cordão do Peixe-Boi. Já na técnica circense, antes de sair andando pela Praça dos Estivadores em cima de pernas-de-pau e ver o mundo lá do alto, o chão é o destino inicial de quem precisa partir do princípio, preparando o corpo para ganhar força e equilíbrio, além de muita flexibilidade. E neste domingo tem mais!
Oficina de dança
As atividades seguem até 23 de março, quando o Instituto desenvolve o ensaio geral para o cortejo, que ocorrerá no dia 25 de março, domingo. As oficinas são realizadas na sede do Instituto Arraial do Pavulagem, localizada na avenida Boulevard Castilhos França, número 738, bairro da Campina. O Peixe-Boi é inspirado nos antigos cordões de bicho, o símbolo da festa é o peixe-boi, um brinquedo construído de sucata para simbolizar a preocupação com a floresta, com a degradação ambiental, com a pesca predatória. O brinquedo chega de barco à Escadinha da Estação das Docas em Belém. E como se emergisse das águas da Baía do Guajará, ele sobrevoa a multidão e traz das profundezas do rio a denúncia do desrespeito com o meio ambiente.

PROGRAMAÇÃO
CONFIRA ABAIXO AS DATAS E HORÁRIOS DAS OFICINAS E ENSAIOS PARA O CORDÃO DO PEIXE-BOI 2012. 
Oficinas: 3 a 12 de março. De segunda a sexta, das 18h30 às 20h30. Sábado, 16h às 18h. Domingo, 10h às 12h.

Ensaios:
13 a 21 de março. De segunda a sexta, das 18h30 às 20h30. Sábado, 16h às 18h. Domingo, 10h às 12h.


Seminário de Cultura e Meio Ambiente: 22 de março
Ensaio Geral: 23 de março

Cordão do Peixe-Boi: 25 de março




Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.