segunda-feira, 13 de junho de 2011

Pavulagem do nosso coração

Boi Pavulagem na Avenida Presidente Vargas/Foto: Alexandre Yuri Nascimento

Caminhe por Belém do Pará durante as manhãs de domingo do mês de junho. Você vai ver a paisagem ganhar um pouco mais de cor, música e alegria. As pessoas estão enfeitadas, usam chapéus de palha cheios de fitas coloridas. Elas surgem de todos os cantos: a pé, de carro, ônibus, de bicicleta, skate. Chegam sozinhas, acompanhadas, às vezes até com a família inteira. São de Belém, do interior do Pará, de outras partes do Brasil. Algumas estão ali pela primeira vez, outras não se cansam de acompanhar o Arrastão do Boi Pavulagem. O mais antigo cortejo de cultura popular do grupo Arraial do Pavulagem saiu pela ruas da cidade no último domingo (12), celebrando 25 anos de ações culturais na Amazônia.

“Foi muito lindo, participei pela primeira vez”, disse o estudante Luís Caldas, de 20 anos. Luís saiu no Batalhão da Estrela tocando barrica, depois de passar quase 30 dias entre ensaios e oficinas de percussão realizados pelo Instituto Arraial do Pavulagem. “Eu gosto do estilo, do batuque do Arraial. Desde moleque escuto falar. Com 15 anos comecei a ir pros Arrastões. E só agora pude participar das oficinas e sair no Batalhão. O bom é que você conhece os instrumentos, os ritmos, a história de cada um deles, você está aprendendo sempre”.

Cortejo na Praça da República/Foto: Alexandre Yurii Nascimento

O evento começou por volta das 9 horas, com a tradicional roda cantada na concentração do folguedo na Escadinha do Cais da Estação das Docas. O músico Allan Carvalho e os integrantes do Batalhão da Estrela animaram o público com músicas em ritmo de carimbó, xote, boi-bumbá e quadrilha, enquanto todos aguardavam a chegada do barco que traria os mastros de São João e os bois Pavulagem, Orube e Malhadinho para a saída do Arrastão rumo à Praça da República. 

Logo após o desembarque dos bois e dos mastros em terra firme, o Arrastão do Pavulagem subiu a avenida Presidente Vargas. O trajeto ficou tomado por milhares de pessoas fotografando, cantando e dançando junto ao Batalhão da Estrela – uma comitiva formada por integrantes da orquestra de metais, bonecos cabeçudos, crianças em cavalinhos, senhoras com estandartes e bandeiras dos santos juninos, percussionistas, dançarinos, pernas de pau, músicos do Arraial do Pavulagem, crianças e adolescentes do projeto Orube de Art e Educação, que trouxe do Satélite o Boi Orube. 

Público na Praça da República durante show do Arraial do Pavulagem/Foto: Debóra Flor
Os brincantes se divertiram ainda com as apresentações do Boi Malhadinho e do símbolo da festa: o Boi Pavulagem, além dos mastros de São João, carregados por homens e mulheres do Grupo de Carimbó Sancari, fazendo a alegria dos participantes. Os mastros foram erguidos na Praça da República e só serão retirados no dia 3 de julho, último domingo do Arrastão do Pavulagem, marcando o encerramento da quadra junina amazônica feita pelo Arraial.

 “Nos divertimos muito. O Pavulagem sempre esteve presente no nosso namoro”, disse o casal Kenny Teixeira e Maurício Paz, de 28 e 27 anos. Kenny e Maurício namoram há dois anos e foram comemorar o Dias dos Namorados no Arraial. “Foi depois de um cortejo em junho de 2008 que de fato o namoro começou. Nesse mesmo ano, passando de ônibus em frente ao Centur, descemos correndo pra ver o ensaio, coisa de doido”, lembrou Maurício.

Ronaldo Silva e Júnior Soares, fundadores do Arraial do Pavulagem/Foto: Debóra Flor

Tecnologia a serviço da conexão
Todo o cortejo foi transmitido online através da internet 3G da VIVO, patrocinadora oficial do Arrastão do Pavulagem 2011, por meio da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secult e Governo do Pará.  O mecanismo permitiu que mais de cem pessoas pudessem se conectar ao Arraial e acompanhar de longe cada momento. “Se não fosse pela transmissão, eu nem via”, afirmou o jovem Yan Santos pelo twitter. Yan teve de ajudar na organização de um evento cultural na casa de amigos, de onde conseguiu ver tudo pela internet.

 “Não me considero fã, mas sim amante. Fã é aquele que vai a alguns arrastões perto de casa. Eu ajudo a construir essa história. E tenho tantos shows no meu currículo que dá para fazer um livro contando a emoção de todos. Sempre fui aos shows, às vezes dançava, outras vezes ficava olhando para o violão do Júnior Soares. Como sou músico, comecei a cifrar as músicas e postar na web em sites para quem gosta de tocar, postando nas comunidades do Arraial”, explica Yan.

Agora, o Arraial do Pavulagem integra o programa CONEXÃO VIVO. Mais de uma centena de projetos musicais de todo o país fazem parte do programa, que reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas.

Gaby Amarantos em participação no show do Arraial do Pavulagem/Foto de Débora Flor
O CONEXÃO VIVO realiza ao longo do ano um circuito próprio de eventos onde toda essa diversidade de ações ocorre conjuntamente. Além disso, o programa também está presente em muitas das mais importantes iniciativas da cena musical brasileira, seja com o patrocínio de projetos ou parcerias artísticas em eventos de destaque no calendário nacional, e outros festivais independentes.

Os cantores Gaby Amarantos e Ivan Cardoso, artistas do CONEXÃO, participaram do show do grupo Arraial do Pavulagem, iniciado após a cerimônia de levantamento dos mastros de São João na Praça da República. Diva do tecnomelody, Gaby foi a primeira a se apresentar, cantando a música ‘Merengue Latino’. A composição é do músico Ronaldo Silva, um dos fundadores do Arraial, e compõe o repertório do novo disco de Gaby Amarantos. “O babado aqui é forte”, comentou a cantora ao se referir à energia contagiante do público. 

Até 3 de julho tem mais Arraial do Pavulagem. Todos os domingos, a partir das 9 horas na Praça dos Estivadores, em frente à Estação das Docas, esquina com a Avenida Presidente Vargas, em Belém do Pará, Amazônia Brasil!

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.