segunda-feira, 27 de junho de 2011

O primeiro Arrastão a gente nunca esquece!




 O pequeno Gabriel talvez seja um barriqueiro no futuro. Com 3 anos de idade, ele já tratou de se iniciar no instrumento, ali mesmo na concentração do 3º Arrastão do Pavulagem de 2011, realizado no último domingo, 26 de junho. O menino, sob os olhos atentos do pai, foi pra cima das barricas do Batalhão da Estrela e começou a batucar. O pai registrava todos os momentos do filho. “É o primeiro Arrastão dele”, dizia.

Gabriel e as barricas
Mas Gabriel não era o único novato no Arrastão do Pavulagem. A Maria Luiza, de 6 meses, já virou brincante no colo da mãe, a bancária paraense Kise Sousa, de 30 anos. Kise, aliás, também é ‘pavuleira’ de primeira viagem.  E a bancária já queria aprender a andar na perna-de-pau. “Mas tem oficina pra quem não sabe andar?”, ela perguntava.  E adiantou que vai fazer assim que abrirem novas inscrições para a oficina de artes circenses. “Eu achei legal, eu vou fazer”, afirmava.

Kise e a filha Maria Luiza

Os pernas-de-pau que encantaram a bancária Kise
Em 2011, a técnica de enfermagem conseguiu driblar os plantões e ter uma folguinha para participar dos cortejos do Arraial do Pavulagem. Aos 34 anos, a belenense do bairro do Telégrafo, se programou para acompanhar todos os quatros arrastões do mês de junho. “Já estou desde o primeiro, e com muito pique. Eu já conhecia o Arraial, porque meu irmão e minha cunhada tocam, mas nunca tive oportunidade de participar”, explicava Cleide, entre passinhos de dança num sol escaldante e um adereço nas mãos.

 Cleide Fonseca se preparando para sair no cortejo
Os irmãos Marcos Lohan e Lorraine vêm desde bebezinhos para os folguedos do Arraial. Mas estreiam na ala feita só para a criançada, o setor dos cavalinhos. Os dois estavam lá se divertindo no meio da garotada e dos novos coleguinhas. A mãe, com a máquina fotográfica em punho, clicava tudo. “Eles gostam do movimento”, resumia Vanessa Oliveira, paraense de Belém do Pará, que teve os filhos no Rio de Janeiro, mas veio criá-los na terra natal.

Pequenos pavuleiros, os irmãos Maros Lohan e Lorraine
Criançada também brinca no folguedo
Arrastão do Pavulagem –
Pelo terceiro domingo consecutivo o Arraial do Pavulagem saiu às ruas da capital paraense para celebrar 25 anos de ações de cultura popular na Amazônia. O Arrastão do Boi Pavulagem representa a quadra junina e levou cerca de 15 mil pessoas, segundo estimativas da Guarda Municipal de Belém, para a Praça da República, onde o cortejo terminou com um show da banda Arraial do Pavulagem  e a participação de artistas como o pequeno Lucas, do Boi Malhadinho, do bairro do Guamá; a poesia de Mestre Apollo, de Caratatetua, no Distrito de Outeiro; o músico Allan Carvalho e a cantora Nazaré Pereira. 

Bois Pavulagem (azul) e Malhadinho na av. Presidente Vargas


O Arrastão do Pavulagem tem patrocínio da VIVO, através da Lei Semear, da Fundação Cultural do Pará Tancredo Neves, Secretaria de Estado de Cultura e Governo do Pará. O evento conta ainda com o apoio da Prefeitura de Belém e da Musikart Produções. O Arraial do Pavulagem agora também faz do programa CONEXÃO VIVO, composto por mais de uma centena de projetos musicais de todo o Brasil. O programa reúne shows, festivais independentes, gravação de CDs e DVDs, produção de videoclipes, programas de rádio, oficinas e seminários que compõem uma rede nacional e permanente de atividades culturais envolvendo artistas, gestores e produtores culturais, iniciativas públicas e privadas. 

Praça da República tomada pela multidão
No próximo domingo, 3 de julho, o Arraial do Pavulagem encerra a quadra junina com a derrubada dos mastros de São João, erguidos na praça da República no primeiro domingo do folguedo. O evento começa às 9 horas, com uma roda cantada na concentração do evento, na Praça dos Estivadores, localizada na rua Boulevard Castilhos França, esquina com a avenida Presidente Vargas. Em seguida, o cortejo percorre a Presidente Vargas até a Praça da República. 

Texto e Fotos: Yorranna Oliveira

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Não permitimos comentários anônimos, nem palavras ofensivas. O blog é um espaço para debates e discussões, e não para xingamentos e distorções. Agradecemos sua colaboração por manter a qualidade e o nível do diálogo.